Equipe

Conheça um pouco mais sobre nós.

COORDENAÇÃO




Osmar Soares (Humaitá II) - Coordenador

Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II desde 2014. Doutor em Letras, possui diversos artigos sobre a temática. Traz para o NEAB seu projeto de DE (Dedicação Exclusiva), no qual desenvolve, junto aos alunos e com a professora Fabiana Lima (Engenho Novo II), debates em torno das relações étnico-raciais que integram atividades de pesquisa, produção de material didático-pedagógico e eventos em culminância nos campi elencados.












Máxima de Oliveira (Engenho Novo II) - Vice Coordenação

Possui graduação em Letras, mestrado em Literatura Brasileira e atualmente cursa o doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora de Língua Portuguesa e LIteratura Brasileira na rede municipal de Duque de Caxias e no Colégio Pedro II.



EQUIPE




Roberto Adão (Niterói)
Professor de Biologia do Colégio Pedro II. Mestre em Biociência e Saúde, dedicou-se à saúde do trabalhador/docente. Participa do Movimento Negro desde os anos 1970, trazendo a temática para a sala de aula, associações e sindicato, onde esteve à frente do GT/Raça e Classe, na regional de 2011.
  
  


Arthur José Baptista (Centro)
Professor de História do Colégio Pedro II desde 1994. Mestrando em Educação/UFRRJ. Participa da organização do Museu do Negro, onde também é fotógrafo. Traz para o NEAB seu projeto de DE (Dedicação Exclusiva), no qual pretende utilizar os caminhos da “Pequena África”, no Cais do Rio de Janeiro, para proporcionar vivências em história social no colégio. Atua junto aos alunos do PROEJA no campus que representa sensibilizando-os quanto aos “Lugares de Memória Afro-brasileira na Região do Cais do Valongo e no Centro Histórico do Rio de Janeiro”.






Alessandra Pio

Atualmente é a Secretária Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias desde 2005 e Técnica em Assuntos Educacionais/Pedagoga no Colégio Pedro II desde 2004; onde atuou no SESOP até 2014, quando foi eleita a primeira Coordenadora do NEAB (2014-2016). Formada em Pedagogia pela UFF/RJ; Mestre e Doutoranda em Educação pela UFRJ; é especialista em Administração Escolar/UCAM e em Relações Étnico-Raciais/PENESBUFF. Investiga a trajetória de alunos negros no Colégio Pedro II.













Marli Azevedo (S. Cristóvão II)
Técnica em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II desde 1995, atuando como Assistente Social, no campo da Saúde do Trabalhador. Dirige o segmento cultural de tradicional escola de samba na Mangueira e promove projetos culturais no campus São Cristóvão II, onde idealizou a I Semana Pedagógica do Campus São Cristóvão II (4 a 7/11/2014).











Raul Oliveira (S. Cristóvão III)
Currículo Lattes
Auxiliar em Administração do Colégio Pedro II  atuando diretamente com o segmento discente, na Coordenação de Turno. Cursa pedagogia na PUC-Rio, onde se insere na temática étnico-racial. É um dos idealizadores que administra a Livraria Kitabu, especializada em títulos voltados à temática étnico-racial. Traz para o NEAB um projeto que objetiva a criação do acervo do núcleo, capaz de fomentar e subsidiar tanto a formação de servidores quanto do corpo discente da escola.














Natasha Fernandes (Tijuca I)
Assistente em Administração do Colégio Pedro II desde 2008, atuando no SESOP do Primeiro Segmento. Mestranda em Relações Étnico-Raciais no CEFET/RJ, realiza pesquisas em literatura afro-brasileira desde 2010. Traz para o NEAB um projeto em que pretende fomentar o debate sobre estética e identidade, possibilitando um “empoderamento” de nossos alunos afro-brasileiros; deseja trabalhar com a mediação de conflitos raciais.

  








Jorge Marques (Engenho Novo II)
Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa - Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pelo mesmo programa de pós-graduação. É professor efetivo do Colégio Pedro II (campus Engenho Novo II) e do Colégio Militar do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de organização de eventos acadêmicos. Sua área de estudo é Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, espaço, narratologia, topoanálise, Música Popular Brasileira.












Márcia Schumak (Tijuca I)
Docente do Campus Tijuca I, graduada em Letras (UFRJ), Especialista em Educação Ambiental (U.Cândido Mendes),  Aperfeiçoamento em Gestão da  Educação Especial  na Perspectiva da Educação Inclusiva (UFRJ).  Participou do curso A Cor da Cultura (2014) no CP II sendo uma das autoras do projeto de Dedicação Exclusiva sobre a temática da diversidade no cotidiano escolar, desenvolvido com as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental com enfoque na formação de identidades.  Acredita que a escola é um local propício à reflexão e ao debate sobre a diversidade física e cultural, proporcionando a construção de valores e atitudes que vão de encontro ao respeito às diferenças e à inclusão de todos.















Michelle Botelho (S. Cristóvão I)
Mestranda em Relações Etnicorraciais - CEFET/RJ. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduada em Letras - Português e Literaturas - pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora do Colégio Pedro II e da Rede Municipal do Rio de Janeiro.




Márcio Hilário (S. Cristóvão III)
Graduou-se em Letras (Português-Literaturas), com Bacharelado (1998) e Licenciatura (1999), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também concluiu o Mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira), defendendo a dissertação Ironia poética e conflito de caracteres em "Ressurreição", de Machado de Assis (2003), e o Doutorado na mesma área, com a tese "A desconstrução do romanesco nos primeiros romances de Machado de Assis" (2012) sempre sob a orientação do Professor Doutor Ronaldes de Melo e Souza. É professor concursado do Colégio Pedro II - do qual é orgulhosamente ex-aluno -, ministrando cursos regulares de Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Produção Textual no Ensino Médio. Desde 2013, também atua na pós-graduação do Colégio Pedro II como Supervisor/Orientador de Língua Portuguesa no Programa de Residência Docente.















Tatiana Vargas (S. Cristóvão III)
Atualmente é Professora Efetiva de Sociologia no Colégio Pedro II. Foi Professora Substituta da Universidade Federal de Viçosa em 2013. Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais com especialidade em Ciência Política e Sociologia também pela UNICAMP (2010). Lecionou para Ensino Médio na Escola Estadual Oswaldo Aranha (SP) e na Escola Antonietta e Leon Feffer (SP). Especialidade na área de Pensamento Social Brasileiro e Latino-americano; Teoria Política e Sociologia Clássica. 















Alexandre Samis (S. Cristóvão III)
Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, sindicalismo, história, revolução e revolução.















Suely Mesquita (Humaitá I)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ/1997). É egressa do Curso Normal, do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/1078). Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Desenvolve trabalhos de cultura e identidade, principalmente através da arte, no Primeiro Segmento, onde atua.










Nenhum comentário:

Postar um comentário